Um macaco-prego, espécie nativa da região, foi visto nesta segunda-feira (25) na Av. Luís Faulin Filho, em Dois Córregos.
Com o tempo seco, provavelmente o animal estava em busca de alimentos na cidade.
A falta de chuvas tem mudado a rotina de muitos animais, as árvores frutíferas, por exemplo, principais fontes de alimentos deste macaco passam a produzir poucos frutos.
A Prefeitura orienta que a população não deve alimentar os macacos ou outros animais silvestres encontrados na cidade, pois estes podem transmitir raiva e também outras doenças aos seres humanos.
Além disso, eles são prejudicados com a alimentação inadequada.
Lembrando que manter em cativeiro tanto animais silvestres quanto nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, implica na pratica de crime ambiental pela Lei nº 9.605 / 98.
Porém, é possível ter algumas espécies de animais silvestres como animais de estimação. O Ibama autoriza a compra e venda desde que seja de criadouros legalizados, que comercializam apenas animais nascidos em cativeiro, ou seja, dessa maneira os animais não são retirados da floresta e postos à venda, eles já nascem nesses estabelecimentos destinados à comercialização.
Abaixo você confere o vídeo de autoria desconhecida que está circulando nas redes sociais.
Confira: https://www.facebook.com/prefeituradoiscorregos.oficial/videos/3627164984216639
Fonte: https://www.doiscorregos.sp.gov.br/