
O Ford Focus, um nome que ressoou fortemente nas estradas, especialmente no Brasil entre 2000 e 2019, encerrou oficialmente sua jornada de 27 anos no mercado automotivo. A última unidade do hatch médio saiu da linha de montagem em Saarlouis, Alemanha, no dia 15 de novembro, simbolizando o adeus a um modelo que ajudou a definir a categoria de hatches médios em escala global.
O encerramento da produção do Focus não é um evento isolado, mas sim um reflexo da nova orientação estratégica da Ford. Em comunicado à imprensa europeia, a montadora confirmou que a decisão faz parte de um foco renovado em segmentos mais lucrativos e de maior crescimento: SUVs e picapes.
Essa mudança de rota já havia aposentado outros modelos de grande prestígio da marca, como Fiesta, Ka e Mondeo. Segundo a Ford, o Focus já não oferecia a rentabilidade necessária dentro do planejamento futuro, com a companhia direcionando seus recursos para “plataformas de próxima geração que prometem inovação e maior crescimento”.
O movimento da Ford em fechar praticamente todo o seu ciclo de hatches na Europa ilustra a transformação do mercado, marcada pela queda generalizada no interesse por carros compactos tradicionais.
Focus Pode Voltar, Mas em Novo Formato
Apesar da despedida, o nome “Focus” pode ter uma sobrevida, mas em um novo formato. Rumores apontam que a Ford planeja lançar um SUV médio híbrido e elétrico em 2027. Este novo veículo ocuparia a lacuna entre os modelos Puma e Kuga no mercado europeu e seria produzido em Valência, na Espanha.
Relatos sugerem que o futuro modelo poderá compartilhar componentes com a próxima geração do Kuga/Escape, utilizando uma plataforma multienergia que permite a adoção de motores a combustão, híbridos e elétricos puros.
O adeus ao Focus marca o encolhimento de um segmento que já está em retração: o dos hatches médios. Na Europa, o Volkswagen Golf permanece como o principal representante. No Brasil, o nicho se tornou restrito a modelos de nicho, esportivos ou de luxo, como o Golf GTI, Toyota GR Corolla, Honda Civic Type R, Audi A3, Mercedes Classe A, e o BMW Série 1.
Para os proprietários atuais, a montadora garante que peças, manutenção e suporte continuarão disponíveis.
Via Garagem 360