A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizará hoje, 11 de junho, a Campanha “DIA DO CAMPO LIMPO” que consiste no recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.
O local de recebimento será o Ecoponto Municipal:
Endereço: Av. Luiz Faulin Filho, 1505 – Setor Industrial
Horário: 08h30 às 11h30 e das 13h às 15h
PARA MAIS INFORMAÇÕES:
(14) 3652-9950 – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Colabore com a qualidade ambiental de Dois Córregos e faça a destinação ambientalmente correta das embalagens vazias de agrotóxicos.
Orientações para os produtores rurais
• As embalagens devem passar por tríplice lavagem ou lavagem a jato (a depender do equipamento utilizado na propriedade) e o fundo de cada embalagem deve ser furado, conforme Legislação (Lei 9974/00)
• Levar as embalagens destampadas. Levar as tampas acomodadas separadamente em algum saco ou caixa. Não misturar com embalagens de nenhum tipo.
EMBALAGENS TAMPADAS NÃO SERÃO RECEBIDAS, POIS ATRASA O RECEBIMENTO;
• Acomodar separadamente os tipos de embalagens: Galões tríplice lavados (SÃO OS GALÕES QUE RECEBEM LAVAGEM, PODE SER DE 20L, 10L, 5L ETC…);
• Embalagens flexíveis (SAQUINHOS ALUMINIZADOS, PLÁSTICO MISTO, ETC…) e RÍGIDAS DE TRATAMENTO DE SEMENTES são embalagens Não Laváveis Contaminadas e devem ser acomodadas em sacos de regaste, separadamente. Não misturar com as tampas e nem com as embalagens lavadas;
• Levar as embalagens a granel ou em big bags. Não as levar dentro de caixas de papelão, pois isso dificulta e atrasa o recebimento.
• As Caixas de papelão, também são separadas das demais embalagens e de preferência levá-las desmontadas para agilizarmos o recebimento;
As embalagens Laváveis (galões) que não estiverem tríplice lavadas não serão devolvidas ao agricultores. Estas serão contempladas no Comprovante de Devolução como Embalagens em desacordo com a Lei, podendo acarretar multa para o produtor em caso de fiscalização em sua propriedade.
Independentemente de qualquer situação, estando a granel ou em big bags, todas as embalagens serão verificadas e contadas uma por uma pelo operador da Central antes da realização do comprovante de devolução. Serão contadas, triadas para separação de tipos de materiais e verificação da realização da tríplice lavagem nas embalagens;
O agricultor deverá levar o número de seu CPF ou CNPJ e demais dados da propriedade (não precisa ser original, pode ser somente anotado), para seu cadastramento no Sistema e emissão do comprovante de devolução. Sem esses dados não será possível a realização do comprovante.