Um episódio de racismo provocou uma briga generalizada no Colégio PH da Praia de Botafogo, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quinta-feira (4), durante um campeonato de futebol realizado na quadra da escola. O aluno responsável pelo ato foi expulso.

A confusão começou durante o Campeonato Interclasse do ensino médio. Um dos jogadores teria provocado o time adversário, que estava perdendo a partida, ao fazer um gesto de choro. A situação se agravou quando um adolescente branco respondeu com uma atitude racista: imitou um macaco para ofender um colega negro, que é bolsista.

O gesto, obviamente, desencadeou revolta imediata. O campo foi invadido e uma briga generalizada tomou conta da quadra, se estendendo para além do espaço do jogo. Inspetores e até diretores tentaram conter os alunos.

“Nunca tinha visto nada igual. Todo mundo saiu correndo, teve gente ligando para os pais. Muita gente chorando. Horrível”, contou um estudante do 1º ano, que assistia à partida.

Em nota, a direção do colégio informou que tomou as medidas cabíveis. O aluno autor das ofensas não continuará na escola, e os estudantes alvo do episódio estão recebendo acolhimento.

“Repudiamos qualquer atitude discriminatória. O ocorrido não condiz com os valores e diretrizes adotados pelo colégio, que zela pelo bem-estar e acolhimento de todos os seus alunos. Temos o compromisso com uma cultura antirracista, reafirmando que a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e igualitária é — e sempre será — uma responsabilidade diária do pH. Entre nossas ações permanentes estão os projetos de Educação Decolonial Antirracista, o Percurso Antirracismo e Antidiscriminação, que se estende a todas as áreas e segmentos, além de programas estruturantes como as Equipes de Ajuda e o Programa Antibullying”, diz a nota.

Via G1