Um laudo técnico apresentado pela Defesa Civil de Jaú (SP) neste sábado (24) apontou que o rompimento de parte da estrutura de um prédio histórico no centro da cidade foi provocado por um vazamento na tubulação da caixa d’água superior, conhecida como “ladrão”.

A falha causou o acúmulo excessivo de água sobre a platibanda de alvenaria – uma estrutura em forma de mureta, construída no topo das paredes externas de um edifício -, que não suportou o peso e cedeu ainda na madrugada do acidente.

Segundo o órgão público, o escoamento da água não foi devidamente conduzido por conta de uma calha metálica danificada, com furos e avançado processo de oxidação.

O excesso de água comprometeu a estrutura e também causou infiltração em uma das salas do restaurante que funciona no térreo do edifício.

A Defesa Civil informou que o imóvel, que já estava na lista de monitoramento da Secretaria de Planejamento Urbanístico e Habitação, recebeu apontamentos anteriores de necessidade de manutenção, mas permaneceu com irregularidades.

Com a entrega dos documentos e da metodologia de correção dos riscos estruturais, as obras devem seguir nos próximos dias. Parte da via poderá continuar interditada durante o processo, para garantir a segurança de pedestres e motoristas.

O proprietário do prédio poderá responder por medidas administrativas. A Defesa Civil de Jaú segue acompanhando a situação.

Via G1